Uma Baleia foi resgatada na Praia Rasa de Buzios

Uma Baleia foi resgatada na Praia Rasa de Buzios

Filhote de baleia encalhado em praia do RJ mobilizou população o dia 24 de Agosto. Pás, enxadas, retroescavadeira e baldes foram usados para seu resgate

Nesta época, jubartes deixam a Antártica para procriar na Bahia. Com a ajuda de escavadeira, filhote de jubarte conseguiu flutuar.

Baleia em Buzios

Um mutirão que exigiu quase 24 horas de trabalho conseguiu salvar uma baleia encalhada em Búzios, a população ajudou a hidratar e voltar para o mar

Um mutirão que exigiu quase 24 horas de trabalho conseguiu salvar uma baleia encalhada em Búzios, no litoral do Rio de Janeiro.

É ainda um filhote de jubarte, mas já pesa mais de sete toneladas. Ele foi encontrado por pescadores, na quarta-feira (23) à noite, encalhado na Praia Rasa, em Búzios, e foi só a notícia se espalhar que muita gente foi até a praia para tentar ajudar o animal a voltar para o mar. Um trabalho que ficou bem mais difícil por causa da maré baixa.

Búzios está na rota das baleias jubarte que, nesta época do ano, deixam a Antártica para procriar em Abrolhos, no litoral da Bahia.

O filhote de baleia, contudo, não se libertou sozinho. Apesar da advertência dos especialistas, moradores usaram pás e três retroescavadeiras particulares para remover o cetáceo, além de baldes d’água para mantê-lo hidratado.

O esforço coletivo deu resultado. Bombeiros de Búzios e Cabo Frio, além de funcionários da Prefeitura, do Instituto Estadual do Meio Ambiente e da Petrobras, participaram da operação de resgate que levaram o animal de volta para a água. É mesmo uma corrente pela vida da baleia. Os baldes vazios vão passando de mão em mão até o mar e depois voltam cheios de água para hidratar o animal.

Durante toda a tarde, o trabalho, coordenado pelo Corpo de Bombeiros, não parou. Com a ajuda da escavadeira, o animal voltou a flutuar por um momento e cada metro para dentro do mar era comemorado. Dois barcos também tentaram puxar a baleia. Tentaram, tentaram e nada. Aí, quando todos já achavam que não teria jeito, a surpresa. Ela finalmente começou a nadar.