Projeto Ecorais lança publicações para a conservação de Búzios

Guia com Hotéis e Pousadas em Búzios, Casas para Aluguel por Temporada, Restaurantes, Eventos, etc

Projeto Ecorais lança publicações para a conservação de Búzios

Projeto Ecorais, do BrBio, lança publicações para a conservação do meio ambiente da Armação dos Búzios

O Projeto Ecorais, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, acaba de lançar duas publicações. A primeira, intitulada “Projeto Ecorais – Biodiversidade e Educação Ambiental Marinha e Costeira de Armação dos Búzios”, é um livreto com material de apoio e exemplos de práticas pedagógicas para educadores, gestores ambientais e outros interessados. Já a segunda, “Diálogos e Recomendações do Seminário Ecorais: Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha 2018”, é uma síntese das palestras do evento homônimo, com as recomendações para a conservação marinha para a região.

“A partir do livreto, esperamos dar apoio para os educadores da região atuarem como agentes multiplicadores de informação sobre a conservação dos ambientes marinhos e costeiros da Armação dos Búzios, estimulando que a sociedade insira ciência e conservação no seu dia a dia”, destaca Fabiana Santos, gerente do Projeto Ecorais.

Exemplares impressos do livreto foram entregues nas Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, de Meio Ambiente e Pesca e de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico de Armação dos Búzios. Esse material será distribuído em 18 escolas do município. Em breve, os materiais estarão disponíveis para download gratuito no site do BrBio.

Dividido em sete capítulos, o livreto disponibiliza informações sobre a biodiversidade marinha e costeira, assim como educação ambiental e estratégias de ensino. O material é voltado para educadores de Armação dos Búzios e demais interessados na preservação da biodiversidade marinha. O terceiro capítulo, por exemplo, aborda o conceito de biodiversidade, em especial da biodiversidade marinha, que envolve espécies e ecossistemas do Brasil, apresentando um panorama geral. Já o quarto capítulo trata dos ambientes coralíneos, destacando sua importância ambiental e as iniciativas de conservação em andamento. O quinto capítulo caracteriza os ecossistemas coralíneos de Armação dos Búzios, contextualizando aspectos socioambientais da região, apresentando, inclusive, as pressões do homem identificadas pelas pesquisas do Projeto Ecorais. O capítulo seguinte apresenta aspectos da educação ambiental e como está inserida nos ambientes costeiros e marinhos. Por fim, o último capítulo é resultado das ações de educação ambiental marinha e costeira do Projeto Ecorais com os professores da rede municipal da região e apresenta propostas de educação ambiental de fácil reprodução.

Em novembro de 2018, o Projeto Ecorais promoveu o evento “Dialoga Búzios: subsídios para a conservação marinha”. Além da comunidade acadêmica, o encontro contou com a participação de atores locais, gestores, empresários e cidadãos engajados na causa ambiental. No total, foram 63 participantes de 31 instituições e empresas. As mesas de debates abordaram iniciativas socioambientais, aplicação do conhecimento científico, turismo sustentável, políticas públicas e educação ambiental como ferramenta para a conservação marinha. A síntese das palestras, discussões e recomendações formam o conteúdo da publicação “Diálogos e Recomendações do Seminário Ecorais: Dialoga Búzios – Subsídios para a Conservação Marinha 2018”.

“Esperamos que esta publicação sirva como um documento de referência com diretrizes e seja de grande relevância para subsidiar tomadas de decisão para o uso sustentável dos ambientes costeiros marinhos de Búzios, como, por exemplo, na elaboração do Plano de Manejo do Parque dos Corais”, ressalta Simone Siag Oigman-Pszczol, coordenadora do Projeto e diretora do BrBio.

O Projeto Ecorais conta com recursos decorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

PROJETO ECORAIS 

O Projeto Ecorais surgiu em 2000 a partir de uma pesquisa científica sobre a saúde dos corais da Armação dos Búzios. O trabalho foi motivado pela preocupação dos pescadores e órgãos municipais com os danos causados pela atividade humana nos ambientes marinhos costeiros da região. OEcorais tem o apoio do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira do Estado do Rio de Janeiro, sob responsabilidade do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio. O projeto tem parcerias com UERJ, UFRJ e UFF e Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Pesca da Armação dos Búzios.

Author: mariana

Comentários

Seja o primeiro a comentar “Projeto Ecorais lança publicações para a conservação de Búzios”

Pacotes & Promoções
Receba todas as semanas um email com as últimas ofertas e promoções da Buzios Turismo
100% seguro. Não enviamos spam.
× Chat Online (WhatsApp)